Comitiva de Parlamentares visitam sistema de coleta de lixo em Cascavel

Publicado em: 27/03/2018 11:34 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de Jacarezinho | Autor: Cíntia Bruno - Assessora de Imprensa - Jornalista MTB – 10.318

Comitiva de Parlamentares visitam sistema de coleta de lixo em Cascavel

Na última sessão ordinária, 26, o vice-presidente da Câmara de Jacarezinho, Chiquinho Mecânico (PHS), congratulou o secretário interino de Meio Ambiente de Cascalvel, Cletírio Ferreira Feistler e o fiscal ambiental José Luiz Ferreira. O voto se deu em retribuição ao atendimento a comitiva da Câmara de Jacarezinho que visitou os programas de coleta de lixo orgânico e lixo seletivo do município de Cascavel.

Os vereadores Pastor André (DEM), Edilson da Luz (DEM), Nilton Stein (PT) e Chiquinho estiveram na sexta-feira, 16, em Cascavel para conhecer os programas que coletam e tem transformado o lixo da cidade. O trabalho desenvolvido tornou-se referência no país, pois utilizam o resíduo orgânico para geração de energia elétrica.

Atualmente, existem 16 pontos de captação de gás na área do aterro que. Sem essa captação, o gás é lançado na atmosfera de forma poluente. A previsão é de instalar mais dois novos geradores no aterro e dessa forma, ampliar a capacidade de produção mensal que é de cerca de 30 mil KW/h de energia para 80 mil KW/h.

Os parlamentares visitaram também uma cooperativa de reciclagem para conhecerem os mecanismos de trabalho da coleta seletiva de lixo. O Programa Coleta Legal, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, busca conscientizar a população, para que ocorra a destinação correta do lixo e reduza o que vai indevidamente para o aterro orgânico. Os recicláveis são coletados e distribuídos para as cooperativas conveniadas que realizam a triagem e comercialização desses.

O vereador Nilton destacou o modelo de trabalho desenvolvido em Cascavel, “Ao visitarmos a cidade de Cascavel vimos o que é o planejamento de uma cidade, o projeto não começou hoje, faz dez anos que iniciou para chegar ao que é hoje”, enfatizou.

Após, a visita os vereadores apresentarão ao executivo o modelo de gestão dos resíduos do município de Cascavel e acompanharão o planejamento de Jacarezinho.