Vereador Fúlvio (MDB) e Secretaria de Educação discutem projeto Constituição em Miúdos

Publicado em: 19/09/2018 10:18 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de Jacarezinho | Autor: Cíntia Bruno - Assessora de Imprensa - Jornalista MTB – 10.318

O vereador Fúlvio Boberg (MDB), a secretaria municipal de educação, Danielle Cristine Silvano Cruz e a Coordenadora do Ensino Fundamental, Maria Cristina Serra do Nascimento reuniram-se na Câmara de Vereadores de Jacarezinho para discutirem o projeto de lei nº 3426, de 17 de maio de 2017, que implanta o estudo da Constituição em Miúdos.

O projeto de Lei, aprovado em 2017, possibilitará a implantação do estudo da Constituição Federal do Brasil nas escolas municipais. A proposta é proporcionar aos alunos da Rede Municipal de Educação um contato direto com o tema numa linguagem simples, acessível e didática com desenhos e explicações que possibilitem a qualquer cidadão brasileiro, e até mesmo uma criança, estudar e entender os princípios e regras básicas que norteiam nosso País.

Para o vereador Fúlvio, “a ideia nasce de uma necessidade de formar cidadãos mais informados, de modo que possam entender melhor o funcionamento do País, das instituições democráticas e o sistema brasileiro e saber efetivamente a função de um vereador, de um prefeito, governador, juiz, presidente da República e quais os deveres de cada munícipe”, destaca o autor do projeto.

Danielle explicou que para o ano de 2019 estará presente dentro do Projeto Político Pedagógico. A secretaria destacou que com a presença dele no planejamento de ensino ficará fixado que no dia 11 de outubro será realizada a aplicação dos estudos.

Fúlvio que também é advogado e membro da OAB-Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Jacarezinho buscará parceria com a entidade e com a Universidade Estadual do Paraná - UENP, “Entrarei em contato com a Ordem dos Advogados e também com o Núcleo de Práticas Jurídicas da UENP para que façamos uma ação de cidadania com a comunidade também. Devemos trabalhar cada vez mais para termos uma sociedade que saiba reconhecer seus direitos”, enfatizou o parlamentar.

A Constituição em Miúdos, criada pela Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG), fica disponível para consulta do PDF e em áudiobook na Biblioteca do Senado Federal. Confiram o material em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/514442

Consulte a lei nº 3426, de 17 de maio de 2017 em: http://leismunicipa.is/rchvb