Criação de Ciclofaixa e Ciclovia são solicitadas

Publicado em: 06/02/2019 08:21 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de Jacarezinho | Autor: Marcos Junior

Criação de Ciclofaixa e Ciclovia são solicitadas

Espaço seria um estímulo para a prática de atividades físicas

Uma prática que vem ganhando praticantes em todos os municípios brasileiros e em Jacarezinho não se torna diferente é a prática do uso de bicicleta. Diante desta situação o vereador Fúlvio Boberg (MDB) solicitou através do Requerimento de Informações 07/2019 a criação de ciclofaixas e ciclovias.

“É importante verificar que são realizadas várias campanhas de estímulo à prática do esporte, saúde, cultura e segurança pública. Esta medida resgataria o encontro da família e a sua convivência com a natureza, visando o aprimoramento da qualidade de vida”, comenta o vereador Fúlvio Boberg.

No documento o vereador questiona se o município possuí um Plano Cicloviário e a possibilidade do início deste projeto ser entre a Rotatória das Avenidas Getúlio Vargas e Manoel Ribas até o final da Avenida Brasil (cruzamento com o trevo da BR 153).

“É uma iniciativa importante. O município poderia conceder contrapartida para projetos voltados à melhoria da circulação de ciclistas e consequente qualidade de vida para a população”, explica Fúlvio Boberg.

Diferenças

A Ciclovia é um espaço separado fisicamente para o tráfego de bicicletas. É o modo mais seguro, porque há um isolamento impedindo o contato com os demais veículos.

Essa separação pode ser através de meio fio, grade, muretas, blocos de concreto ou outros tipos de isolamento fixo. Esse tipo de segregação é encontrado em avenidas e vias expressas pois protege o ciclista do rápido e intenso trânsito.

Já a Ciclofaixa não tem separação física. Ela é feita apenas com uma faixa pintada no chão, tendo no máximo “olhos de gato” ou “tartarugas”. Está é indicada para locais onde o trânsito é calmo e é mais barata que a ciclovia, pois usa a própria estrutura da estrada.